Artigos jurídicos

A Revisão da Vida Inteira. Quem tem Direito?

A Revisão da Vida Inteira. Quem tem Direito?
Saiba como aumentar o valor de sua aposentadoria.

A Revisão da Vida Toda ou da Vida Inteira é uma espécie de revisão de aposentadoria que leva em conta todo o período contributivo do segurado e visa aumentar a renda mensal das aposentadorias concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social, que tiveram prejuízo, em virtude dos salários de contribuição utilizados.

Tem direito à Revisão da Vida Toda os segurados aposentados que tenham contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994. Salienta-se que para o cálculo da aposentadoria, atualmente, o INSS utiliza como base as 80 % maiores contribuições do segurado a partir de julho de 1994, desprezando os recolhimentos anteriores.

Desta forma, os aposentados que possuíam contribuições altas nos meses anteriores a julho de 1994 não tiveram essas contribuições incluídas no cálculo para aposentadoria.

Sendo assim, a finalidade da revisão é que sejam consideradas todas as contribuições do segurado, inclusive aquelas relativas ao período anterior a julho de 1994 e, a partir daí considerar 80% das maiores contribuições, resultando assim, em uma média final maior e, consequentemente, aumentando o valor do benefício do aposentado.

Assim, podem se beneficiar com a revisão todos os trabalhadores que contribuíram com salários altos de 1970 ao começo de 1990, mas reduziram as contribuições após o Plano Real.

No entanto, cabe ressaltar que antes de ingressar com a revisão, é preciso analisar se a utilização de todos os salários de contribuição trará vantagem ao segurado ou não, de modo que é indicado consultar um profissional especializado na área, para realizar esse cálculo.

Reginaldo Hernandes - Advogado

06/11/2017
  • COMPARTILHAR:
WhatsApp